ARTUR NOGUEIRA 13/03/22
RIO GRANDE-RS
Rio Grande é um município brasileiro localizado no litoral sul do estado do Rio Grande do Sul. Possui uma população de 211 965 habitantes (dados de 2020), segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a mais meridional dentre todas as cidades brasileiras de médio e grande porte.
Rio Grande foi fundado em 1737 pelo brigadeiro José da Silva Pais, e elevado - com substancial ajuda de Francisco Xavier Ferreira - à condição de cidade em 27 de junho de 1835, ano em que o coronel da guarda nacional Bento Gonçalves iniciou a Revolução Farroupilha. Está situada no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa Mirim, a Lagoa dos Patos (a maior laguna do Brasil) e o oceano Atlântico.
A cidade construiu a sua riqueza ao longo de sua história devido à forte movimentação industrial. Ainda hoje, é uma das cidades mais ricas do Rio Grande do Sul, e a mais rica da região sul do estado, principalmente devido ao seu porto — o quarto em movimentação de cargas do Brasil[9] —, e à sua refinaria (a cidade é a sede da "Refinaria de Petróleo Riograndense", antiga "Refinaria Ipiranga").
De acordo com o IBGE, em 2017, Rio Grande representava o quinto maior Produto Interno Bruto dentre os municípios do Rio Grande do Sul - seguindo Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Gravataí - e o 107º do Brasil.[Quanto ao IDH, em 2010, era o 131º dentre os municípios gaúchos e o 667º do Brasil.
Rio Grande forma, juntamente com Arroio do Padre, Capão do Leão, Pelotas e São José do Norte, uma das três aglomerações urbanas do Rio Grande do Sul, sendo classificada como centro sub-regional