Com cinco décadas de história e conquistas no automobilismo, a equipe MC Tubarão, de Campo Bom, comemora em 2025 seus 50 anos. Fundada em 1975 por Carlinhos de Andrade, a equipe é um dos nomes mais respeitados e experientes do automobilismo gaúcho e brasileiro, sendo sinônimo de excelência em provas de longa duração. Neste marco histórico, a MC Tubarão também faz sua estreia na temporada com a disputa do Grande Prêmio Cidade de São Paulo - 1000 Milhas Chevrolet Absoluta, que ocorre entre os dias 23 e 26 de janeiro, no tradicional Autódromo Internacional de Interlagos.
“Tudo começou com a Mecânica Carlinhos, onde nosso pai fazia consertos de carros de rua, mas, pouco tempo depois, por toda sua paixão pelo automobilismo, ele evoluiu para a preparação e pilotagem de carros de corrida, lançando a MC Competições. Evoluímos para a MC Tubarão nos anos 90, graças aos narradores e à imprensa da época, que, num dia, ao avistarem nosso primeiro protótipo acelerando na reta de Tarumã, disseram que a dianteira parecia um tubarão. Depois disso, o nome pegou entre o público também, e decidimos registrar e eternizar a marca MC Tubarão”, destaca Carlos Geison de Andrade (Né), CEO da equipe ao lado de seu irmão, Tiel de Andrade.
“Ao longo dos anos, a inovação através dos nossos protótipos, o pioneirismo no uso da injeção eletrônica em carros de corrida e os testes de combustível para a Fórmula 1 (com patrocínio da Petrobras na época) fizeram com que nossa equipe subisse degraus importantes. Chegar aos 50 anos com tantas conquistas e sempre contando com nossa torcida nos autódromos é motivo de muito orgulho. Tudo isso se deve à coragem, expertise e ao legado deixado por nosso pai, Carlinhos de Andrade”, reforça Tiel. O fundador da MC Tubarão faleceu em abril de 2019, e, desde então, os filhos Tiel e Né Andrade comandam a equipe.
A matéria completa está disponível em abcmais.com